“RISO DO CORPO É GINGA”
Afrocina de corporalidades que brincam e celembram Cia Teatral Filhas de Tereza
Afrocina de corporalidades que brincam e celembram Cia Teatral Filhas de Tereza
O projeto “Riso do corpo é ginga”: afrocina de corp(oralidades que brincam e celebram, que assim como indica no título, a iniciativa tem como objetivo principal celebrar e brincar o encontro e a presencialidade de corpos diferentes num mesmo espaço. Através de dinâmicas embasadas e investigadas do campo das teatralidades encontradas nas culturas afro-brasileiras e indígenas.
● O conteúdo abrange teorias e práticas baseadas em pesquisas sobre teatralidades, comicidade, palhaçaria Preta, samba, ginga, dança, afeto, cuidado e tecnologia ancestral.
● O projeto “Riso do corpo é ginga” como chão, parte de um breve panorama do corpo negro a partir das culturas negras, por meio de contação de histórias autorais em direção a busca de afetos, para investigar e estimular nossa capacidade criativa de nutrir a alegria.
● As atividades da afrocina traçam um percurso através de manifestações populares como samba de roda, jongo, funk, baile black e também incluem jogos teatrais que nos ajude a estimular o lúdico, o ridículo e o exagero, bases da palhaçaria preta que vão nos indicar para o afeto do ato de celebrar e brincar.
● Celebra-se os ritmos do samba de roda ao partido alto do soul ao funk, dançando, brincando e celebrando nossas vivências.
Valores éticos da prática do Riso do corpo: Humildade – alegria – acolhimento – afeto
Palavras-chave: Comicidade preta – Teatralidades – Cuidado – Brincadeira – Ritmo – Afeto
Proposta da Oficina: caráter teórico prático, com dinâmicas teatrais, com dança e atividades de palhaçaria preta, abordando elementos e movimentos da cultura afro-brasileira.
Público-Alvo: artistas da cena, estudantes de teatro e interessadas no geral.
Número de Vagas: 30
Duração: 2 horas